Briquetes
Saiba mais sobre Briquetes
O que é briquete?
O briquete é considerado um substituto da lenha, também é conhecido como “lenha ecológica” e resulta do processo de secagem e prensagem de resíduos de madeira, apresentando após sua transformação um produto para queima com alto poder calorífico, o que faz deste um combustível ideal para uso em caldeiras industriais, fornos, cerâmicas e outros.
Na produção de briquetes são utilizados resíduos de madeira como pó de serra (serragem), devendo estar com um grau de umidade adequado e desprovido de qualquer produto químico ou outros tipos de aglutinantes, o que irá resultar em um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade e ambientalmente sustentável.
Quais são as vantagens do briquete?
Uma das vantagens do uso do briquete é a menor emissão de fumaça. “Ele faz menos fumaça que a lenha porque ele é super seco, é um produto industrializado, o que oferece a ele uma qualidade de queima mais limpa do que a lenha, ele tem uma maior concentração energética porque ele foi compactado”.
Por ser um produto de alta densidade e baixa umidade, o briquete proporciona um alto potencial calorífico de forma regular e estável, com rápida elevação da temperatura, além de reduzir a emissão de fumaça e fuligem, proporcionando maior conforto aos colaboradores e clientes.
Substitui de maneira eficaz fontes de energia não renováveis como o carvão e a lenha, bem como a energia elétrica, a gás, o óleo e outros combustíveis fósseis. São de fácil manuseio e ocupam menos espaço para armazenamento. Não sujam o ambiente e evitam a presença de insetos, além de apresentar uma melhor aparência, ideais para ambientes como restaurantes e hotéis.
Qual a diferença entre lenha e briquete?
A qualidade do ar nos ambientes de uso melhora consideravelmente em relação à lenha, uma vez que a queima do briquete não exala cheiro e libera menos fumaça e fuligem, além de reduzir as cinzas.